terça-feira, 6 de abril de 2021

Com pandemia, mercado de games cresce 140% no Brasil

Estudo da Visa mostrou que transações feitas em plataformas e consoles mais que duplicaram no ano passado 

Ramon Nunes

fonte: Valorinveste

em: 23/01/2021

Em meio à pandemia e ao isolamento social trazido por ela, muita gente precisou encontrar formas alternativas de entretenimento e diversão dentro de casa. Uma das principais saídas usadas pelos brasileiros foram os jogos eletrônicos. Prova disso é que as transações financeiras feitas nas principais plataformas e consoles de jogo cresceram 140% em 2020 ante 2019, segundo um estudo feito pela bandeira de cartões Visa.

Segundo a companhia, também foi registrado um aumento de 105% na quantidade de cartões realizando compras de jogos ou extensões entre outubro de 2019 e setembro de 2020.

O ticket médio gasto nas plataformas de games, no entanto, se manteve estável. Os valores giraram em torno de R$ 51. Porém, a Visa mapeou que ao longo do ano alguns períodos registraram picos. O principal deles aconteceu em março, logo no começo da pandemia, quando o valor médio gasto chegou a R$ 56.

“Mesmo que a flutuação do câmbio tenha sido bastante considerável durante o ano, o volume de transações de cada mês, entre maio e setembro de 2020, superou o mês de dezembro de 2019, quando o faturamento costuma crescer por conta das festas de fim de ano”, afirma Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting & Analytics.

Dualshock 3 - Joystick do Playstation 4
Imagem: Ufla


São Paulo e Rio dominam

A maior concentração de transações com games no Brasil ocorreu nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em 2019, Belo Horizonte (MG) ocupada o quinto lugar.

 

Ricos estão "on"

A Visa ainda mapeou que foram os clientes de alta renda que mais gastaram: 45% das transações entre abril e setembro do ano passado vieram deles. No mês de setembro, inclusive, houve uma alta de 35% nas transações desses consumidores em relação ao ano anterior.

 

Venda de equipamentos

A venda de chamados "periféricos gamers" também cresceu no ano passado. Segundo a HyperX, que produz equipamentos como teclado, mouse, mousepad, headset, a alta nas vendas foi de 50% no Brasil e de 107% na América Latina.

 

Jogos para celular

Os jogos para celular também ganharam espaço em 2020. Se antes os chamados "gamers" (nome dado às pessoas que jogam com frequência) se concentravam nos videogames e computadores, agora eles também passaram a usar o celular, especialmente com a popularização de jogos como o Free Fire. A desenvolvedora de games Etermax teve, em 2020, um crescimento de 120% em usuários ativos diários, 25% acima da previsão original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com pandemia, mercado de games cresce 140% no Brasil

Estudo da Visa mostrou que transações feitas em plataformas e consoles mais que duplicaram no ano passado   Ramon Nunes fonte: Valorinveste ...